quarta-feira, 8 de abril de 2009

AGGROLITES NO BRASIL

Logo após tocar no renomado festival Coachella/EUA, o grupo californiano, da Hellcat Records, se apresenta em Porto Alegre (23/4), São Paulo (24 e 25/4) e Rio de Janeiro (26/4). Na turnê, o maior nome do early reggae mundial na atualidade, antecipam as faixas do álbum "IV", que será lançado em junho/09. Confira mais informações aqui.Quem são os Aggrolites?Quando os Aggrolites se juntaram, em Los Angeles, 2002, para acompanhar a turnê americana do mestre Derrick Morgan, perceberam que o resultado não pararia por ali. Nos anos seguintes alcançaram o respeito de público e crítica, resgatando o Early Reggae, estilo repleto do bom e velho teclado Hammond que remete ao som da Jamaica pre rastafari. A discografia da banda revela também influências do funk dos Meters e da pegada de Toots & The Maytals e The Clash. Tim Armstrong (Rancid), que já tinha os Slackers, os convidou para fazer parte da Hellcat Records e também gravou o disco "A Poets Life" com o dirty reggae dos Aggrolites, presença confirmada nos melhores festivais dos EUA (Coachella) e Japão (Fuji Rock).

Mais sobre a banda Se apontar as influências já antecipa qualidade, os Aggrolites levam grande vantagem sobre outros grupos atuais. Formado em Los Angeles, 2002, o quinteto construiu sua própria forma de ver o reggae baseado não apenas no que de melhor a Jamaica tem a oferecer, como Toots & The Maytals. O grupo adiciona a fórmula também o funk dos Meters e do Tower of Power. Nos discos e nos palcos, o resultado é tão intenso que transmite uma energia jamais vista numa banda do gênero. Os Aggrolites parecem o Clash, ou um grupo punk, moendo seu “Dirty Reggae”.

A expressão “Dirty Reggae” foi criada para descrever o som e a alma dos Aggrolites. A inspiração do rótulo é intimamente ligada ao chamado “Early Reggae”, gênero da música jamaicana cultuado por punks e mods cuja principal referência é o timbre do teclado Hammond, onipresente nas canções. Praticando tal estilo, com fãs cada vez mais numerosos, os Aggrolites chegam a fazer 300 shows por ano, nos EUA, Europa, Japão – e agora no Brasil.
O grupo prepara-se para levar à estrada as 21 novas canções, do novo álbum “IV”, o quarto da sua carreira. O álbum, aguardadíssimo, sucede o magnífico “Reggae Hit LA” (2007), que figurou inúmeras semanas nas paradas de reggae e de independentes da rervista americana Billboard. A discografia da banda contém ainda os álbuns “Dirty Reggae” (2003) e “The Aggrolites” (2006). Outra pérola é “A Poets Life”, de Tim Armstrong, vocalista do grupo punk californiano Rancid, cuja backing band eram os Aggrolites. Suas músicas aparecem nas coletâneas da 2008 Vans Warped Tour e em diversos volumes da série Give ‘Em The Boot, da Hellcat Records.

The Aggrolites já dividiram palco com Social Distortion, Madness, Rancid, Flogging Molly, 311, Michael Franti & Spearhead, Dropkick Murphys, The Vandals, Against Me!, Gogol Bordello, The Aquabats, Hepcat, The Skatalites, Prince Buster e Derrick Morgan. Foram agraciados com aparições de eventos como Vans Warped Tour, SXSW, Bumbershoot, CMJ, Sundance Film Festival, L.A. Film Fest, Sunset Junction, Detour Music Fes. Em 2009, eles adicionam à lista os festivais Coachella, onde tocam na mesma noite de Paul McCartney, Black Lips e Franz Ferdinand, Fuji Rock, West Coast Riot, Open Air St. Gallen, Pohoda Festival, Rebellion Festival, Chiemsee Reggae Festival, Couvre Feu Festival, entre inúmeros outros ao redor do planeta.

0 comentários:

Amazing Counters