quinta-feira, 30 de abril de 2009

Rockers (1978) - "I and I come to change the mood"


Quem lembra de "Jamaica abaixo de zero?"

Pois é, mas nem só de bicos em Hollywood sobrevivem os Rastafaris... E a algumas décadas atrás os caras resolveram ir a luta e fazer seus próprios filmes. "Rockers" é o melhor exemplo dessa primeira safra do cinema jamaicano, junto com"Harder they come"(Aquela reggaera das antiga, do Cidade Negra - "Querem meu sangue"- foi uma versão traduzida da música-tema para filme) com Jimmy Cliff.

Mas enquanto este tinha o cantor muçulmano no papel principal, e pega a época do rocksteady na ilha e aqueles conhecidos como Rude Boys, "Rockers" tem praticamente só músicos da época nos papéis principais. E só o rastafari reggae que surge na trilha.
Então chega de Armandinho e vamos ao roots.

O enredo é 'baseado' tipo em Robin Hood e o 'ladrões de bicicletas' - filme italiano de Vittorio de Sica, onde roubam a unica fonte de renda de um pobre fodido,a bike, e como nada vida real, tudo permanece igual. Com o adendo que na Jamaica, Leroy "Horsemouth" Wallace é um rastafari convicto, e julgando que seu caso não é meramente só mais um caso de injustiça social, e vê no roubo de sua bicicleta uma verdadeira luta do bem contra o mal. Jah contra a babilônia.

Além de rasta, Leroy é um baterista consagrado e decide comprar uma magrela pra começar a divulgar e vender os discos de seus parceiros nos sound systems ao redor da ilha. Ae conhecemos toda sua turma, Jacob "Killer" Miller, Burning Spear, Gregory Isaac, e vamo indo. Até onde ele descobre que o pai da garota que ele gosta é um criminoso filho da mãe, lhe roubam a bicicleta, e talvez tudo tenha uma conexão, um culpado de todos seus problemas...

Como eu falei, Hollywood não tá aqui, e várias cenas são geniais justamente por isto. Tipo quando Leroy entra de moto no meio de um jogo de futebol, avacalhando completamente a partida, pra logo em seguida o filme continuar de onde parou.
Outro destaque é a cena da ocupação, onde os rastas decidem ocupar a cabine do DJ em uma festa, que só toca um Disco americano, para assim destruir a babilônia com seu I and I-reggae.

Quem curte atuações estilo "Hermes e Renato", e se amarra na música de Jah, com certeza vai dar umas boas risadas com esse bagulho.

I and I

http://www.youtube.com/watch?v=NXkWhDmOP6M
(A ocupação!)

Download:

Em Torrent, aqui:
http://www.mininova.org/tor/1424402

A legenda:
http://www.opensubtitles.org/pb/subtitles/3360736/rockers-pb

0 comentários:

Amazing Counters